A melhor ferramenta para um bom negócio!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qual a diferença ?

Publicidade, propaganda e marketing ?

A confusão entre os termos publicidade e propaganda, no Brasil, se originou quando as primeiras traduções foram feitas. Entenderam “advertising” como propaganda, logo quando alguém fazia a tradução de um livro ou artigo, os conceitos dos autores sobre o que é “advertising” eram convertidos e traduzidos como sendo os conceitos de propaganda. Na realidade, o termo propaganda vem de seu homónimo em latim “propaganda”, que significa semear ideias e ideais de cunho político, cívico ou religioso. A propaganda tem caráter ideológico e tem como objetivo fazer adeptos, seguidores e converter opiniões. Na América do Norte, muitas vezes o termo “propaganda” é entendido como pejorativo, como uma espécie de lavagem cerebral e sempre com fins políticos, cívicos ou religiosos.
Já o termo publicidade foi, e por muitas vezes ainda é, confundido com os esforços de relações públicas em gerar mídia espontânea e gratuita. Na realidade, o termo publicidade pode ser entendido de maneira genérica como o ato de tornar público e mais especificamente como “advertising”, ou seja, uma ferramenta de comunicação e marketing que tem como função e fim promover, utilizando os meios de comunicação nos espaços publicitários. Ou melhor, a ferramenta que utilizando os meios de comunicação e os espaços publicitários, com patrocinador identificado, tem como fim seduzir e tornar público, levando o consumidor à compra de determinado produto ou serviço. Podemos dizer que, enquanto a propaganda tem cunho político, cívico ou religioso, a publicidade tem cunho comercial. 
Reparem que a propaganda é paga pela igreja, governo ou partido político, enquanto a publicidade é paga pelo seu anunciante identificado... Os esforços de Relações Públicas, assessoria de imprensa e patrocínio, de uma forma ou de outra, também são pagos e têm como um de seus principais objetivos criar visibilidade e mídia espontânea... 
Muitas vezes, aqui no Brasil, quando citam a definição de determinado autor sobre o que é propaganda, estão expondo a definição do mesmo para “advertising”, Depois para explicar o termo publicidade fazem mais confusão.
 O marketing se define como uma função organizacional e processos que envolvem a criação, comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles de modo que beneficie a organização e seus públicos de interesse. ( associação Americana de MKT, Rg9.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário