A melhor ferramenta para um bom negócio!

sábado, 14 de maio de 2011

Os 4 P´s



O Marketing Mix pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing), como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado como  base fundamental para o Marketing tático operacional.

Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
1. Product;
2. Price;
3. Promotion;
4. Place.
Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 P´s do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o  seu idioma, os 4 grupos,  em palavras  que mantêm o “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça.
Já tentaram inúmeras vezes incluírem mais P´s aos 4, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), e muitas outras, mas todas as palavras que tentaram englobar foram em vão, pois sempre estava dentro das 4 originais.
Pode se definir o Marketing Mix como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.

Cada palavra dos 4 P´s tem suas definições, que são elas:
Variável
Atividades
Produto
Diferentes tipos de Design
Diferenciais com a concorrência
Marca
Especificações
Política de Garantia
Embalagem

Preço
Financiamentos
Condições de Pagamento
Número de Prestações
Descontos
Crediário
Promoção
Propaganda
Publicidade
Relações Públicas
Promoções
Praça
Lojas
Canais de distribuição
Logística
Armazenamento
Distribuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário