O Marketing Mix pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing), como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado como base fundamental para o Marketing tático operacional.
Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
1. Product;
2. Price;
3. Promotion;
4. Place.
Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 P´s do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantêm o “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça.
Já tentaram inúmeras vezes incluírem mais P´s aos 4, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), e muitas outras, mas todas as palavras que tentaram englobar foram em vão, pois sempre estava dentro das 4 originais.
Pode se definir o Marketing Mix como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.
Cada palavra dos 4 P´s tem suas definições, que são elas:
Variável | Atividades |
Produto | Diferentes tipos de Design Diferenciais com a concorrência Marca Especificações Política de Garantia Embalagem |
Preço | Financiamentos Condições de Pagamento Número de Prestações Descontos Crediário |
Promoção | Propaganda Publicidade Relações Públicas Promoções |
Praça | Lojas Canais de distribuição Logística Armazenamento Distribuição |
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